O imposto de renda de 2022 veio com novidades para os contribuintes. E uma delas está a possibilidade de obter a restituição e pagar o imposto por meio do Pix, um novo modelo de pagamento instantâneo disponível para brasileiros.
Publicidade
O primeiro lote de restituição do imposto de renda será atendido ainda este mês e incluirá quem fez a declaração no início do prazo, bem como os casos prioritários.
Veja a linha do tempo completa do IR 2022 e saiba como é possível ter acesso às novas ferramentas disponibilizadas pela Receita Federal.
Publicidade
Veja também:
Empréstimo Caixa Tem de até R$ 3 mil já pode ser solicitado – Saiba se tem direito
Publicidade
Restituição por Pix: como vai funcionar?
A restituição do Imposto de Renda por Pix é disponibilizada aos contribuintes que possuam uma chave Pix que corresponda ao CPF do titular identificado na declaração. Outros tipos de teclas (e-mail, telefone ou aleatório) não são aceitos para esta função.
Veja também:
Publicidade
Caixa está liberando saques de até R$ 6.220 a novo grupo; saiba quem pode receber
Aqueles que desejam ser reembolsados pela Pix devem marcar esta opção ao enviar esta declaração. Dessa forma, você não precisa fornecer uma conta bancária para obter o crédito.
Publicidade
Se você ainda não tem uma chave Pix com CPF, basta criar uma, o que você pode fazer facilmente.
Calendário da restituição do IR 2022
A restituição do imposto de renda de 2022 começa em 31 de maio, que também é o último dia para apresentação da declaração. Em seguida, veja as datas de entrega de todos os lotes:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 30 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
O reembolso será concedido em primeiro lugar a quem apresentou a declaração nos primeiros dias do período. Por fim, a prioridade também é dada aos contribuintes mais velhos, pessoas com deficiência física ou mental e aqueles cuja principal fonte de renda é o ensino.