A princípio, são chamadas de dívida vencidas (dividas Caduca), prescritas e até dívidas vencidas, mas no fundo estamos falando de apenas um tipo: dívidas que têm 5 anos de existência, e nunca foram pagas e perderam o prazo de cobrança judicial.
Publicidade
Além dessas três características, no entanto, existem algumas verdades e inverdades que surgem nas conversas dos consumidores brasileiros sobre vencimento de dívidas.
Por fim, para manter os leitores do site No Lugar Ideal bem longe de noticias falsas, separamos algumas dessas perguntas e as trouxemos abaixo com respostas diretas e claras. A seguir veja os detalhes abaixo.
Publicidade
Veja também:
- Como fazer PIX: passo a passo para fazer transferência, e cadastrar chave; aprenda agora
- 3 Investimentos que rendem mais que a Poupança e tem a mesma segurança; veja
1. Após o vencimento da dívida, eu não tenho que pagar mais?
Precisa pagar sim! Para a tristeza dos endividados e para aliviar dos bancos e corporações, a ideia de que as dívidas vencidas não precisam mais ser pagas é mentira.
Publicidade
Após 5 anos, as dívidas continuam e se acumulam. O que muda, porém, é que, com a prescrição desse sigilo financeiro, seu nome ficará limpo novamente e não aparecerá mais em serviços de proteção ao crédito como SPC e Serasa.
2. O banco não pode me cobrar depois que a dívida tiver 5 anos?
Sim, eles podem! Conforme explicado acima, a dívida não é mais visível no SPC e Serasa após 5 anos, mas ainda existe e pode ser debitada normalmente pelo banco ou instituição responsável.
Publicidade
Mas aqui também cabe uma observação: a banco pode cobrar você após esses 5 anos, mas não pode mais processá-lo.
3. O vencimento da dívida não afeta mais minha pontuação score?
Verdadeiro! A dívida obrigatória não aparecerá mais nos serviços de proteção ao crédito e não afetará mais sua pontuação.
Publicidade
4. A dívida obrigatória pode atrapalhar meu pedido de empréstimo?
Isso também é verdade! Segundo o Nubank, as instituições bancárias possuem listas próprias de dados fornecidas pelo banco central, como o Sistema de Informação de Crédito (SCR). Por isso, se você está pensando em iniciar um financiamento, tente quitar sua dívida obrigatória antes.
Por fim, agora você já sabe todos os detalhes de como funciona quando deixa de pagar as dividas.