O que fazer caso seja bloqueado do Bolsa Família? Com as constantes suspensões em torno dos cadastros do maior programa social do governo federal, muitos usuários ficam na dúvida do que deve ser feito nestes casos. O pagamento do mês de abril está programado para acontecer no dia 14. Com isso, muitos beneficiários já estão procurando no app do programa se irão receber ou não o dinheiro.
Publicidade
E é por causa desta consulta que muitos já sabem que tiveram os seus benefícios bloqueados. Antes de falarmos com detalhes sobre o que deve ser feito, é importante ressaltar que a dica fundamental é tentar localizar qual foi o motivo do bloqueio. Para isso, é importante que o beneficiário busque o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de onde mora.
Quais documentos os segurados devem apresentador no CRAS?
Ainda é importante lembrar que o atendimento nas unidades do CRAS costumam demorar bastante. Por isso, é necessário que os municípios e os estados estejam bastante alinhados junto ao governo federal. Outra coisa que os usuários devem se atentar é procurar o CRAS o quanto antes e não deixar este procedimento para a última hora.
Publicidade
Quando for até uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social, o beneficiário deve ir com os seguintes documentos: documentos de identificação de todas as pessoas que compõem a família e moram em casa, não sendo levado em consideração o grau de parentesco, apenas o fato de todos morarem juntos.
Também é preciso levar o comprovante de residência devidamente atualizado; os comprovantes de renda também atualizados, de todas as pessoas da família; e também a caderneta de vacinação e a frequência escolar as crianças da família.
Publicidade
O que fazer caso seja bloqueado no Bolsa Família?
Quem fizer parte do grupo de novos beneficiários que vão receber normalmente em abril, mas mesmo assim foram convocados para atualizar o cadastro junto ao CRAS, é importante comparecer ao local e também entender o motivo da convocação, se é visando o bloqueio do benefício social.
Estas informações necessárias podem ser obtidas por meio do número 121, que é da Central de Atendimento do Ministério do Desenvolvimento Social. O horário de atendimento é das 8h às 18h. É preciso que o usuário esteja com os documentos pessoais em mãos.
Publicidade
Outro contato possível é o de número 111, que é referente à Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal. O atendimento está disponível de segunda a domingo, no horário das 7h às 22h. Por fim, o beneficiário do Bolsa Família ainda pode buscar a prefeitura da cidade onde mora para saber os contatos das unidades do Centro de Referência em Assistência Social de onde mora.
Não custa nada ressaltar que os usuários não devem fornecer senhas para ninguém para evitar cair em possíveis golpes.