O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do governo brasileiro vinculada ao Ministério do Trabalho e da Previdência que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, responsável pelo pagamento de aposentadorias e outros benefícios.
Publicidade
Além disso, com o reajuste do piso nacional para este ano, os beneficiários do INSS também podem contar com o aumento do pagamento do seu benefício, Em breve, o INSS deve liberar os novos valores para milhares de aposentados e pensionistas.
Benefício liberado para aposentados e pensionistas do INSS
A partir desta quarta-feira (25), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a liberar o novo benefício mensal equivalente ao reajuste do salário mínimo deste ano para mais de 36 milhões de aposentados, pensionistas e demais beneficiários de auxílios.
Publicidade
Dessa forma, os primeiros segurados a receberem o novo valor do benefício mensal são os que recebem um salário mínimo (R$ 1.302). Os segurados que ganham mais que o piso nacional recebem o pagamento do benefício a partir de fevereiro.
Com isso, os aposentados e pensionistas que ganham um salário mínimo poderão contar com um aumento de 7,42% quando comparado ao valor do salário mínimo do ano passado. Os segurados que recebem mais de um salário mínimo, por sua vez, receberão o reajuste de 5,93%.
Publicidade
Isso acontece porque para aqueles que ganham o valor equivalente ao piso nacional, o reajuste é aplicado acima da inflação acumulada nos últimos doze meses, o que representa um ganho real para os segurados. Já quem ganha acima de um salário, o reajuste serviu apenas para compensar a inflação.
Calendário de pagamento dos benefícios do INSS
Além disso, o calendário de pagamento do INSS deste ano leva em consideração o número final do cartão de benefício, sem considerar o dígito verificador, que é o exibido após o traço. Portanto, as datas de pagamento para quem recebe um salário mínimo um salário mínimo:
Publicidade
- Cartão com final número 1: pagamento no dia 25 de janeiro;
- Cartão com final número 2: pagamento no dia 26 de janeiro;
- Cartão com final número 3: pagamento no dia 27 de janeiro;
- Cartão com final número 4: pagamento no dia 30 de janeiro;
- Cartão com final número 5: pagamento no dia 31 de janeiro;
- Cartão com final número 6: pagamento no dia 01 de fevereiro;
- Cartão com final número 7: pagamento no dia 02 de fevereiro;
- Cartão com final número 8: pagamento no dia 03 de fevereiro;
- Cartão com final número 9: pagamento no dia 06 de fevereiro;
- Cartão com final número 0: pagamento no dia 07 de fevereiro.
Já para quem recebe mais de um salário mínimo, o calendário é o seguinte:
- Cartão com final número: pagamento no dia 01 de fevereiro;
- Cartão com final número: pagamento no dia 02 de fevereiro;
- Cartão com final número: pagamento no dia 03 de fevereiro;
- Cartão com final número: pagamento no dia 06 de fevereiro;
- Cartão com final número: pagamento no dia 07 de fevereiro.