Abono salarial foi liberado? Pela internet, já é possível consultar o calendário e quem tem direito ao abono salarial PIS/Pasep em 2023. O benefício, que pode chegar a um salário mínimo, vale para cidadãos cadastrados na plataforma que trabalharam pelo menos um mês em 2021 e recebiam em média até dois salários mínimos mensais.
Publicidade
Embora nem todos os beneficiários saibam, o dinheiro pode ser obtido online por meio de crédito na conta poupança social digital Caixa Tem, cujo aplicativo está disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Nesta reportagem vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o abono salarial PIS/Pasep 2023.
O que foi liberado no abono salarial do PIS e Pasep?
Publicidade
O PIS e o Pasep são benefícios semelhantes, mas destinados a pessoas diferentes. O Programa de Integração Social (PIS) é da Caixa Econômica Federal e atende aos empregados do setor privado. O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é administrado pelo Banco do Brasil e é destinado aos servidores públicos.
O cadastro no PIS/Pasep é feito na primeira assinatura da carteira de trabalho, seja no setor público ou privado. O valor do abono salarial está relacionado ao número de meses trabalhados no ano base, que agora é relativo a 2021. Quem trabalhou 12 meses em determinado ano recebe o salário mínimo, que é o valor máximo do benefício.
Publicidade
Quem tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2023?
Existem certos requisitos para que um trabalhador seja elegível para o bônus salarial do ano base de 2021. Primeiro, ele deve estar registrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Além disso, é necessário ter trabalhado no mínimo 30 dias em 2021, além de possuir salário médio mensal de até 2 salários mínimos.
Como saber o número do PIS/Pasep?
O número do NIS (Número de Identificação Social) ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador) pode ser obtido por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, disponível para Android ou iOS.
Publicidade
Para isso, baixe o aplicativo, digite seu CPF, código de verificação e senha para fazer o login. Na sequência, toque em “Meu NIS” na parte inferior da tela inicial. Em seguida, serão exibidos seus dados cadastrais, incluindo seu número de PIS/Pasep.
O número do PIS/Pasep também pode ser consultado no site do CadÚnico. Para visualizar as informações, basta se cadastrar na plataforma. Lembre-se de que é responsabilidade do empregador registrar o número do PIS/Pasep do empregado no primeiro emprego.
Publicidade
Como posso consultar e saber o valor que vou receber do PIS/Pasep?
É possível consultar online se o trabalhador teve o abono salarial liberado e, em caso afirmativo, qual o valor que receberá. Uma das formas é usar o celular, por meio do aplicativo Caixa Trabalhador. Para isso, abra o app e digite seu CPF e senha de login. Em seguida, toque em “Abono Salarial” na página inicial. Depois de fazer isso, uma nova guia será aberta para informar se você tem direito ao benefício ou não.
Também é possível fazer a consulta por computador através do portal Emprega Brasil. O procedimento é semelhante: acesse o site e clique em “Iniciar”. Em seguida, selecione “Entrar com gov.br” e faça o login com CPF e senha. Na página seguinte, selecione o campo “Abono Salarial” para visualizar as informações.