Os interessados em obter o crédito consignado do Auxílio Brasil só poderão pedir o empréstimo pela Caixa Econômica Federal a partir das 7h do dia 14. Até lá, a contratação está suspensa.
Publicidade
O empréstimo consignado estava sendo oferecido para os beneficiários do Auxílio Brasil, que poderiam realizar a contratação através dos bancos liberados pelo Banco Central. No entanto, o crédito havia sido bloqueado pela Caixa Econômica Federal por recomendação do TCU.
Agora, A Caixa, que está sendo o principal banco a liberar o empréstimo, está possibilitando que os usuários solicitem a contratação do empréstimo.
Publicidade
Caixa volta a aprovar milhões de pessoas no empréstimo consignado
Na última semana, a Caixa Econômica informou que já emprestou mais de R$ 4,2 bilhões na modalidade de empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil. O banco revelou também que vai voltar a aprovar os contratos após o período de suspensão.
A suspensão ocorreu porque o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que o banco congelasse a concessão de créditos consignados. Isso porque a Caixa deveria avaliar os documentos que comprovassem que o empréstimo está sendo liberado de forma a não prejudicar as contas do banco.
Publicidade
Após a recomendação do TCU, no dia seguinte (25), a instituição financeira suspendeu o empréstimo por 24 horas e informou também que o novo prazo para os segurados receberem o valor do consignado seria de dois a cinco dias úteis após a aprovação do Dataprev e do Ministério da Cidadania.
O objetivo, então, se tornou realizar as novas transações após ao período eleitoral para evitar possíveis problemas judiciais posteriormente.
Publicidade
Agora que as eleições já passaram, então, os beneficiários devem ser liberados para realizar a contratação no banco, uma vez que também já completarão os cinco dias úteis necessários para a liberação após o dia da suspensão.
Estima-se que milhares de famílias tenham o crédito consignado aprovado após a nova liberação.
Publicidade
Como será feita a nova aprovação do empréstimo?
Uma notificação chegou no aplicativo do Caixa Tem com a informação dos cinco dias úteis necessários para que se realize a liberação. Dessa forma, o prazo começa a valer no dia da contratação feita a partir da plataforma digital.
No entanto, segundo informações advindas da regulamentação, o prazo começa a valer após a averbação/aprovação da Dataprev e do Ministério da Cidadania. Por isso, muita gente acredita que a notificação no aplicativo pode ter sido um erro do banco.
As empresas recebem a solicitação do consignado do Auxílio Brasil e podem realizar uma análise interna, sem um prazo definido. Somente após esse processo, a contratação é enviada para a avaliação do Dataprev e do Ministério da Cidadania para que a partir disso sejam aprovados.
É somente após todo esse processo que o crédito consignado é liberado para os beneficiários. Isso faz com que as informações advindas da plataforma digital da Caixa Econômica estejam bastante confusas, uma vez que o processo se apresenta de forma bem mais complexa do que o estipulado pelo banco.