A oportunidade de tirar a carteira de motorista gratuitamente está aberta a milhões de pessoas e, embora nem todos os estados brasileiros a ofereçam gratuitamente, ainda é a oportunidade perfeita para obter o direito de dirigir sem pagar todas as taxas. envolvidos no processo.
Publicidade
Aliás, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também serve como documento de identificação pessoal, além de comprovar às autoridades competentes que o seu titular conhece as normas de trânsito e está apto a conduzir veículos automotores. Claro, dependendo da categoria escolhida.
Como funciona a CNH grátis, oferecida em diversos estados brasileiros
A CNH gratuita de que tanto se fala é obtida por meio do programa CNH social: uma iniciativa do governo federal para dar às pessoas de baixa renda o direito de dirigir e, consequentemente, mais oportunidades no mercado de trabalho.
Publicidade
Aliás, por meio desse programa é possível não só tirar a primeira habilitação, mas também adicionar ou alterar a categoria do documento que você já possui, e tudo isso de forma totalmente gratuita: até os exames médicos são custeados pelo governo.
No entanto, tantos benefícios exigem o cumprimento de determinados critérios.
Publicidade
O candidato deve, por exemplo:
- Ter pelo menos 18 anos de idade;
- Ser alfabetizado (saber escrever e ler);
- Ter CPF e RG;
- Apresentar um comprovante de residência;
- Não possuir impedimentos judiciais, no que diz respeito a dirigir;
- Não possuir condições financeiras de arcar com os custos de todo o processo para se habilitar;
- Ter cadastro ativo no CadÚnico, que é o cadastro de programas sociais do governo.
Por fim, é necessário sempre se atentar ao edital de oferta de CNH Grátis no estado em que reside (caso exista essa oferta no local), para identificar outros critérios que precisam ser atendidos.
Publicidade
Estados brasileiros que oferecem CNH grátis
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Bahia
- Amazonas
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso do Sul
- Pará
- Paraíba
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- Rondônia
- Roraima
- Sergipe
Outros estados que não constam desta lista podem aderir ao programa social da CNH. Mas até o momento da publicação deste artigo, não havia nenhuma confirmação sobre isso.
Considerando que os interessados residentes nos estados participantes devem ficar atentos à publicação dos respectivos decretos públicos, que darão maiores detalhes sobre as inscrições.