Os trabalhadores com carteira assinada que não fizeram nenhum saque do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço desde o último ano receberam uma boa notícia. Isto é, cada CPF terá direito a 6620 reais. Entretanto, é essencial lembrar que este valor só será liberado para moradores de algumas cidades.
Publicidade
Assim sendo, até o momento as cidades são Rio Branco no Acre, Valença no Rio de Janeiro e Igarapé-Açu no Pará. Isso porque as chuvas fortes afetaram estas cidades recentemente. Por esse motivo, os trabalhadores com saldos nas contas do FGTS destas regiões poderão realizar o chamado saque calamidade.
Para pedir o saque, basta fazer o processo de maneira digital, acessando o aplicativo FGTS.
Publicidade
Direito ao recebimento
Os trabalhadores com direito ao Fundo são os regidos pela CLT, os rurais, intermitentes, temporários e avulsos. Além disso, também têm acesso os safreiros, atletas profissionais, empregado doméstico e diretor não-empregado com equiparação a demais trabalhadores.
Já os trabalhadores com acesso ao saque calamidade têm acesso ao benefício quando o governo decreta estado de calamidade pública ou emergência. Entretanto, é preciso realizar a declaração 30 dias depois do primeiro dia útil posterior ao desastre.
Publicidade
Dessa maneira, os que se enquadram nestes casos são as vítimas de: alagamento, enchentes, enxurradas, inundações graduais, bruscas ou litorâneas, granizos, tornados e trombas de água, além de vendavais, tempestades, furacões, ciclones e tufões.
Ademais, para acessar os valores é preciso ter saldo disponível, seja em contas ativas ou inativas do FGTS, e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período menor que 12 meses.
Publicidade
Realizando o saque
O trabalhador que puder realizar o saque calamidade pode pedir os valores pelo aplicativo FGTS. Para isso, deve-se acessar o aplicativo, clicar em Meus Saques e selecionar Outras situações de saque. Depois, é preciso selecionar Calamidade Pública e informar o município residente.
Por fim, encaminha-se os documentos requisitados e se escolhe como quer receber o depósito dos valores, seja pela Caixa ou outro banco. Assim, é só enviar a solicitação e esperar o período do depósito.
Publicidade
Vale lembrar que o FGTS pode chegar em até cinco dias úteis na conta do trabalhador. Entretanto, ele precisa sacá-lo em até sessenta dias.
Saque-aniversário
Instaurado em 2019, o saque-aniversário trouxe uma nova possibilidade de saque. Contudo, muitos acreditam que a modalidade é prejudicial.
Pensando nisso, o ministro Luiz Marinho defende o fim deste saque, mas reconhece que as alterações devem ficar para a segunda metade deste ano.
Na opinião de Marinho, o saque-aniversário enfraquece o FGTS, pois o propósito do Fundo é ser uma garantia para investimentos em saneamento, infraestrutura e habitação.
Ademais, ele diz que os trabalhadores que optam por esta modalidade passam por um certo castigo, já que não podem ter acesso ao saque rescisão se forem demitidos sem a justa causa.