O abono salarial, é uma das vantagens de se trabalhar com a carteira assinada. Os pagamento do abono PIS/PASEP geralmente e feito no ano seguinte ao ano base de apuração. Sendo assim quem trabalhou no ano de 2021 de forma remunerada é o próximo da lista a receber o beneficio.
Publicidade
Quem tem direito ao abono salarial – Pis/Pasep?
Tem direito ao abono salarial, pessoa que trabalhou no mínimo 30 dias no ano base de apuração. Que recebeu em média até dois salários mínimos, e esta com cadastro ativo há mais de 5 ano no PIS/Pasep e com os dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Abono Salarial para quem trabalhou em 2021 quando sai?
Nesse ano de 2022 foi pago o abono referente ao ano de 2020. Devido a suspenção do pagamento do beneficio pelo governo federal em 2021 acabou gerando um atraso no sistema de pagamento do PIS/PASEP.
Publicidade
No entanto o pagamento do beneficio referente ao ano de 2021 que deveria ser pago em 2022 para os trabalhadores que atuaram com carteira assinada conforme os critérios do programa em 2021 ainda não tem data estabelecida para pagamento. O que se espera é que um novo calendário seja divulgado em 2023.
O não pagamento do abono salarial pelo governo federal tem como um dos motivos principal a falta de verba no Orçamento da União. O previsto é que o pagamento dos benefícios alcance um valor de R$ 20 bilhões de reais em 2023 e que atenda aproximadamente 23 milhões de pessoas.
Publicidade
Provavelmente as regras para o recebimento do benefício continuarão as mesmas, o que certamente muda é o ano base de apuração. Para consultar os benéficos do PIS/PASEP, você pode ligar para a central Alô Trabalho no numero 158, ou baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no seu celular e ficar por dentro de tudo.
Por fim, continue acompanhando nosso site para estar sem bem informado e atualizado.
Publicidade