O aplicativo do Bolsa Família iniciou o processo de atualização na semana passada, após o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) encerrar a folha de pagamentos do benefício. Desde então, o aplicativo tem passado por alterações. Uma recente mudança causou preocupação entre os beneficiários do programa.
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Isso ocorreu porque, mesmo para aqueles que já passaram pelo recadastramento e atualização cadastral nos meses de março e abril, foi recebido um novo comunicado do Bolsa Família informando sobre um bloqueio devido a uma averiguação cadastral. Abaixo está a mensagem enviada pelo aplicativo:
“Mensagem do Bolsa Família – Benefício bloqueado para averiguação: você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, entre em contato com o setor do Cadastro Único na sua cidade até o dia 16 de junho e atualize o seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família.”
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O processo de avaliação cadastral está em andamento desde janeiro, mas só realizou o primeiro bloqueio em março. Em apenas dois meses, quase 3 milhões de beneficiários foram bloqueados no Cadastro Único (CadÚnico), o que afetou diretamente o repasse do programa de transferência de renda.
Bolsa Família
Isso ocorre porque, para receber o Bolsa Família, é necessário que o beneficiário esteja devidamente cadastrado e com as informações atualizadas no CadÚnico. Caso contrário, o bloqueio no banco de dados pode impactar diretamente o repasse do benefício ao segurado. Isso é exatamente o que tem acontecido nos últimos meses.
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O objetivo da averiguação cadastral é identificar beneficiários que se cadastraram de forma irregular e estão ocupando vagas que deveriam ser destinadas a famílias realmente necessitadas do benefício. No entanto, os bloqueios equivocados recentes podem estar prejudicando as famílias que dependem da transferência de renda.