Os pagamentos de setembro do programa Auxílio Brasil ainda não começaram, mas o governo federal já tem um plano para o mês de outubro. Segundo informações do governo, a ideia é antecipar o calendário de liberações do mês e começar os pagamentos logo a partir do próximo 10, já que o dia 9 cai em um domingo.
Publicidade
Nesse sentido, o calendário do Auxílio Brasil segue a regra de lançamentos nos últimos 10 dias úteis de cada mês. O plano mudou pela primeira vez em agosto, quando o governo decidiu antecipar as transferências para a primeira quinzena. Nesta ocasião, entre os dias 9 e 22, os cidadãos receberam o saldo.
Para este mês de setembro, o plano também era antecipar o calendário de pagamentos para a primeira quinzena. Contudo, o Governo não conseguiu sequer oficializar a mudança no Diário Oficial da União (DOU). Por falta de tempo em analisar os dados dos usuários, o calendário original foi mantido, com repasses acontecendo a partir do próximo dia 19.
Publicidade
Já em outubro, o Governo Federal poderá voltar a realizar os pagamentos na primeira quinzena. A informação ainda não está confirmada oficialmente, mas o plano do Ministério da Cidadania é claro. Os repasses começariam já no próximo dia 10, e não no dia 18 como está marcado no calendário de outubro oficialmente agora.
A decisão de antecipar o calendário dos próximos meses vem depois de uma certa irritação de aliados do Governo Federal no Nordeste. Deputados da região pediram para que a antecipação acontecesse em setembro. Para não deixar os seus políticos da base aliada ainda mais irritados, o Ministério vem prometendo antecipar os repasses em outubro, novembro e dezembro.
Publicidade
Mudança no calendário
Com esta história de antecipar o calendário em um mês, e em outro não, o Governo Federal vai criando uma certa anomalia no ritmo de repasses dos beneficiários. Em alguns casos, os cidadãos precisam esperar mais do que o normal para receber o dinheiro novamente.
Imagine, por exemplo, um cidadão que possui o Número de Identificação Social (NIS) final 1. Neste caso, ele recebeu os valores de agosto no último dia 9, e só vai poder receber a próxima rodada no dia 19 de setembro. É um intervalo de 40 dias.
Publicidade
Nesta situação, os R$ 600 que precisavam render durante 30 dias, precisam render agora por 10 dias a mais. O Governo Federal espera resolver os problemas do intervalo de tempo ao passar a antecipar todos os calendários em breve.
Auxílio Brasil
Como dito, os pagamentos de setembro do programa Auxílio Brasil começam a acontecer a partir do próximo dia 19. Embora os números oficiais ainda não tenham sido divulgados, a tendência é de que o número de usuários do projeto cresça.
Publicidade
Hoje, os dados do Ministério da Cidadania apontam que mais de 20 milhões de pessoas recebem o dinheiro do Auxílio Brasil. A partir do dia 19, este número pode atingir a marca dos 21 milhões. Para tanto, seria necessário inserir mais de 800 mil no programa.
Veja abaixo o calendário de setembro do Auxílio Brasil:
- 19 de setembro: Usuários com NIS final 1
- 20 de setembro: Usuários com NIS final 2
- 21 de setembro: Usuários com NIS final 3
- 22 de setembro: Usuários com NIS final 4
- 23 de setembro: Usuários com NIS final 5
- 26 de setembro: Usuários com NIS final 6
- 27 de setembro: Usuários com NIS final 7
- 28 de setembro: Usuários com NIS final 8
- 29 de setembro: Usuários com NIS final 9
- 30 de setembro: Usuários com NIS final 0
Como fazer a consulta
A consulta do Auxílio por CPF será feita pela internet pelo aplicativo próprio do Auxílio Brasil ou pelo app da Caixa Tem. Nas duas plataformas, o passo a passo para conferir é simples, confira:
- Acesse o app e informe o número do seu CPF;
- Informe a senha de acesso;
- Vá até consultar valores e verifique se o pagamento já foi feito ou está agendado.