Parcela do vale gás será paga no mês de abril?
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, as regras gerais para a seleção do Vale-gás Nacional não devem mudar. Para ter direito ao benefício, é necessário ter uma conta ativa e atualizada no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), além de ter ao menos um integrante da família que esteja o Benefício de Prestação Continuada (BPC) por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Governo Federal escolhe apenas as famílias que ganham até meio salário mínimo.
Publicidade
No entanto, mesmo que as regras sejam cumpridas, ainda não há garantia de que o cidadão será selecionado para receber o Vale gás. O processo de entrada está diretamente relacionado ao espaço no orçamento que o Governo dispõe para ser utilizado naquele determinado mês de pagamento. Sendo assim, é preciso esperar por uma decisão do Ministério do Desenvolvimento Social.
Para saber se o Ministério selecionou o seu nome para o programa, é possível consultar pelo aplicativo do Bolsa Família ou pelo Caixa Tem, sem precisar sair de casa. É importante ressaltar que essa consulta normalmente só é disponibilizada pelo Ministério mais próximo do início das liberações do benefício, o que pode levar algumas semanas.
Publicidade
Sobre o valor do Vale gás Nacional, ele não é fixo e pode variar de acordo com o preço médio nacional do botijão de gás de 13kg praticado nos últimos seis meses, definido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, os repasses programados para abril devem corresponder a 100% do preço médio do botijão, o que indica que todos os usuários devem receber um valor acima de R$ 100 no próximo mês.