A partir da próxima terça-feira, 7 de março, voltará a estar disponível à população o Sistema Valores a Receber (SVR), ferramenta lançada pelo Banco Central (BC). Essa será a segunda fase de consultas e resgates a valores esquecidos.
Publicidade
Porém, é preciso estar atento pois o acesso às informações será obrigatoriamente com o login Gov.br. Quando a ferramenta foi lançada, no início de 2022, era possível acessar com um login do Sistema Registrato, depois foi alterado para o login Gov.br.
Por isso, os cidadãos que ainda não têm uma conta terão que criá-la. E o ideal é que isso seja feito com o máximo de antecedência possível, pois não se descarta que na terça, dia 7, apesar do aprimoramento do sistema do BC, o sistema Gov.br registre novamente muitos acessos e lentidão.
Publicidade
O novo site para consultar o “dinheiro esquecido” nos bancos é o valoresareceber.bcb.gov.br. Veja abaixo o passo a passo para acessar.
O que é o SVR?
O Sistema Valores a Receber é a ferramenta disponibilizada pelo Banco Central (BC) que ajuda pessoas físicas e jurídicas a saber se elas têm dinheiro para receber de alguma instituição financeira.
Publicidade
Sabe aquele dinheiro que foi aplicado numa conta de instituição cooperativa, mas que nunca foi resgatado? Ou aquela conta que foi encerrada, mas que ficou com algum dinheiro nela? Então, atualmente existem cerca de R$ 6 bilhões sob a posse de instituições financeiras que precisam ser devolvidos a R$ 38 milhões de pessoas físicas ou jurídicas.
Veja como acessar o SVR
O acesso agora será apenas com o login Gov.br e o cidadão precisará de um login nível prata ou ouro para acessar o SVR. Se o cidadão ainda não possuir login Gov.br, ele pode fazer seu cadastro gratuito neste link ou pelo App Gov.br (link IOS e link Android).
Publicidade
O tipo de login (prata ou ouro) também pode ser ajustado na plataforma. Todo o serviço é gratuito.
Se estiver no aplicativo, clique no botão “Entrar com gov.br”, e se estiver no site, clique no botão “Criar conta gov.br”, em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.
Publicidade
A criação da conta é imediata. O cidadão só precisa fornecer alguns poucos dados e criar uma senha. E tudo isso é oferecido gratuitamente.
Saiba mais sobre a conta Gov.br
Ela é uma identificação que comprova em meios digitais que você é você. Com ela, você se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.
A conta Gov.br pode ser utilizada para acessar serviços do SUS, inscrever-se no ENEM, consultar sua CNH ou Carteira de Trabalho digital, simular aposentadoria no Meu INSS, além de diversos outros serviços.
Ela tem três níveis de segurança e acesso, veja quais são:
Bronze:
- Login único para acessar serviços digitais menos sensíveis;
- Acesso parcial às funcionalidades do aplicativo gov.br;
- Conta com nível básico de segurança, com acesso a poucos serviços digitais.
Prata:
- Login único para um grande número de serviços digitais;
- Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br;
- Conta com nível alto de segurança, com acesso a serviços que exigem reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados.
Ouro:
- Login único para qualquer serviço digital, sem restrição de acesso;
- Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br;
- Conta com nível máximo de segurança, principalmente para serviços mais sensíveis.