Primeiramente, se você esta com sua pontuação baixa em seu CPF e quer aumentar seu score, esse artigo serve para você. Em seguida, confira algumas dicas que vai ajudar a resolver esse tipo de problema.
Publicidade
A princípio, todas nossas atividades financeira fica registrado em nosso CPF. Nesse sentido, deixar de pagar contas de agua, luz, telefone, boletos e renegociar algumas dividas por exemplo, pode afetar o seu score.
Veja também: Melhor cartão de crédito para negativados que precisam de dinheiro?
Publicidade
Órgãos de proteção ao crédito como Serasa e SPC são responsáveis pelo cálculo de todas as nossas medidas financeiras. Contudo, assim que nos movimentamos no mercado, é criado um score, também chamado de score, que muitas vezes é utilizado pelos bancos para conceder determinados serviços.
A pontuação pode variar de 1 a 1.000. Com isso em mente, quanto maior a pontuação, menor a probabilidade de o consumidor entrar em default. Portanto, as notas são: baixa, de 0 a 300, a muito boa, de 701 a 1.000. Dinheiro:
Publicidade
Pontuação | Classificação | Panorama da situação |
De 0 a 300 | Baixo | Por ser considerado um “mal pagador” dificilmente a pessoa conseguirá contratar serviços financeiros, e quando conseguir contará com altos juros. |
De 301 a 500 | Regular | Neste caso, já é possível conseguir algumas ofertas com juros intermediários, por apresentar um risco de inadimplência médio. |
De 501 a 700 | Bom | Neste exemplo, o risco de não pagamento da dívida é baixo, de modo que é mais fácil encontrar ofertas com juros baixos, além de, geralmente, contar com limites mais altos no cartão de crédito. |
De 701 a 1000 | Muito Bom | Aqui o risco de inadimplência é praticamente nulo, logo é possível encontrar excelentes ofertas, e até mesmo cartões sem limites. |
O que é o score de crédito?
Conforme mencionado anteriormente, o score é uma pontuação atribuída pelos órgãos de proteção ao crédito que utilizam algumas técnicas e mecanismos para determinar a probabilidade de um consumidor inadimplente.
Por exemplo, são utilizadas informações como renda mensal do cidadão, gastos médios mensais e sua posição em relação ao endividamento. Tais recursos podem determinar que o consumidor tenha condições de pagar o financiamento que deseja contratar.
Publicidade
A pontuação pode estar entre 1 e 1.000, i. H. quanto maior a pontuação, menor a probabilidade de inadimplência do consumidor. Em geral, o cidadão que garante uma boa nota pode conseguir um empréstimo com menor custo ou juros.
Qual a importância do score no dia-dia?
Os pontos pode influenciar a decisão de uma instituição financeira de solicitar crédito ou financiamento. Ele é usado como um termômetro para determinar se o consumidor tem condições de pagar a dívida. Portanto, dependendo da pontuação, pode ser mais fácil ou mais difícil para o cidadão ser aprovado para um empréstimo.
Publicidade
Portanto, segundo o banco central, uma pontuação mais baixa pode levar a instituição a rejeitar uma operação de empréstimo por haver risco de inadimplência nessa operação. Além disso, além de condições de pagamento menos favoráveis, os bancos também podem exigir mais garantias para a prestação do serviço ou aplicar taxas de juros mais altas.
Como consultar o score pelo CPF?
Os consumidores podem visualizar suas pontuações nos sites das diversas agências de crédito tanto de forma gratis ou paga. Entretanto, você deve se registrar com antecedência para ter acesso à pontuação. O Portal deve solicitar nome completo, CPF e telefone para cadastro.
5 dicas práticas para aumentar seu Score
1 Limpe o seu nome
A princípio, a última pesquisa de endividamento, organizada pela Serasa Experian, que entrevistou consumidores de todo o país, revelou que 17% dos brasileiros estão endividados por falta de organização financeira. Se este for o seu caso, a primeira ação em sua vida deve ser colocar suas contas em dia, renegociar sua dívida e limpar seu nome.
Para isso, você pode contar com o Serasa Limpa Nome, a maior plataforma de negociação de dívidas do país. Nesse sentido, o consumidor pode obter descontos de até 99% na celebração de contratos com mais de 100 empresas parceiras, regular sua situação financeira e aumentar seu score vai ter chances de conseguir crédito novamente no mercado.
2 Confira se seu Cadastro Positivo está ativo
Ao manter seu Cadastro Positivo ativo, o mercado terá mais informações sobre você, permitindo uma análise mais assertiva e justa do seu perfil de crédito.
Ao visualizar sua pontuação no Serasa, você verá uma seção chamada “Cadastro Positivo” na tela. Quando ele aparece como ativo, você não precisa fazer mais nada, apenas deixe suas informações positivas fazerem o trabalho por você.
Como funciona o Cadastro Positivo?
Se o seu cadastro positivo estiver inativo, isso indica que você não possui contratos de crédito no momento ou que desativou esse recurso no passado.
Para reativá-lo ou obter mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento Serasa pelo telefone 0800 776 6606. A ligação é gratuita em todo o Brasil. Você pode entender melhor como funciona o registro positivo neste vídeo do Serasa:
3 Mantenha seus dados atualizados na Serasa
Quanto mais informações o mercado tiver sobre você, maior a confiança de que você é um bom pagador e maiores as chances de conseguir um empréstimo.
Então acesse o site ou baixe o aplicativo Serasa Baixe e visite seu perfil com login e senha. No menu “Dados cadastrais”, clique em Informações Pessoais e revise todos os seus dados. Se as informações não estiverem atualizadas, ajuste seus dados o mais rápido possível. Isso pode aumentar seu score.
4 Pague suas contas em dia
Dívida renegociada? Em nenhuma circunstância você deve deixar de pagar o contrato em parcelas. E, claro, pague suas outras contas recorrentes em dia também.
Entretanto, a ideia é que, ao renegociar sua dívida, você já fez sua lição de casa: vasculhar despesas, fazer cortes, suspender gastos e adotar uma taxa de renegociação que cabe no seu orçamento.
5 Fique atento ao pedir crédito no mercado
Você não tem problemas em pedir crédito no mercado, mas deve fazê-lo conscientemente.
Por exemplo, se você solicitou crédito recentemente ou fez simulações em vários lugares ao mesmo tempo, esse comportamento sugere que você pode precisar urgentemente um empréstimo. O mercado já está em alerta e sua pontuação cairá por algum tempo.
Pensando nisso, uma dica interessante é fazer simulações de empréstimo ou cartão de crédito via Serasa eCred, se necessário.
Dessa forma, a plataforma de empréstimos Serasa coleta suas informações e pesquisa, compara e recomenda as melhores ofertas para você sem precisar simular opções em diferentes instituições financeiras. Você troca várias pesquisas por uma.
Por fim, se gostou desse conteúdo, compartilhe com mais pessoas para que elas saiba dessa novidade importante para aumentar o score.