A pouco tempo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou oficialmente o calendário do 13º salário em parcela única. As transferência de pagamentos serão destinadas a um grupo específico que não se beneficiou de adiantamentos em 2022.
Publicidade
Nesse sentido, em 2022, foram antecipadas as transferências do 13º salário, de modo que foram concedidos valores em torno de R$ 30,5 milhões de aposentados e pensionistas nos meses de abril e junho. O pagamento foi feito em duas parcelas, cada uma igual a 50% do total do pagamento integral.
Entretanto, as pessoas físicas que começaram a receber o benefício do INSS a partir de maio ficaram de fora do cronograma de adiantamento para o dia 13. Com isso em mente, ficou determinado que os pagamentos a esse grupo seriam feitos em uma única parcela a partir de novembro.
Publicidade
Por fim, deve-se observar que o valor do abono é proporcional ao número de meses em que o segurado recebeu o benefício. Dessa forma, a pessoa recebe 5/12 do valor do benefício mensal por 5 meses.
Como verificar se vou receber o 13º salário do INSS em 2022?
Primeiramente, uma coisa a observar é se seu benefício foi concedido a partir de maio. Se o resultado for positivo, deve-se agora verificar se os rendimentos recebidos preveem o pagamento do 13º salário.
Publicidade
Os benefícios desta classe, como BPC/Loas e RMV, não concedem a seus beneficiários o valor excedente. Resumidamente, são elegíveis para o 13º aqueles apoiados por qualquer um dos seguintes rendimentos do INSS:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Salário-maternidade;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão.
Calendário de pagamento do 13º salário em parcela única
De acordo com o cronograma de pagamento, a transferência da benefício começa em 25 de novembro e termina em 7 de dezembro. Em seguida, a fila de recebimento é baseada no final do Número de Identificação Social (NIS), observe apenas o último dígito antes do hífen (o verificador não é levado em consideração).
Publicidade
Calendário para quem recebe um salário mínimo
- NIS terminado em 1: 24 de novembro;
- NIS terminado em 2: 25 de novembro;
- NIS terminado em 3: 28 de novembro;
- NIS terminado em 4: 29 de novembro;
- NIS terminado em 5: 30 de novembro;
- NIS terminado em 6: 01 de dezembro;
- NIS terminado em 7: 02 de dezembro;
- NIS terminado em 8: 05 de dezembro;
- NIS terminado em 9: 06 de dezembro;
- NIS terminado em 0: 07 de dezembro.
Calendário para quem recebe acima de um salário mínimo
- NIS terminado em 1 e 6: 01 de dezembro;
- NIS terminado em 2 e 7: 02 de dezembro;
- NIS terminado em 3 e 8: 05 de dezembro;
- NIS terminado em 4 e 9: 06 de dezembro;
- NIS terminado em 5 e 0: 07 de dezembro.
Por fim, não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos e familiares para que mais pessoas possam saber dessa ótima noticia.