A princípio, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que dependem dos benefícios para viver, devem conhecer e respeitar determinadas regras para não deixarem de receber os valores. Saiba o que fazer para evitar que perca seu beneficio.
Publicidade
Para evitar o bloqueio, você precisa saber por que seu benefício está sendo suspenso. Por isso, nós do site No Lugar Ideal destacamos algumas situações em que você pode evitar esses erros e ter o pagamento todos os meses.
Saiba o que fazer para evitar a suspensão no INSS
Uma das condições para a manutenção do pagamento dos benefícios é a participação constante no exame médico agendado. O INSS precisa saber se você tem direito ao auxílio da agência por causa da doença que o impede de trabalhar. O especialista examina o caso individual e pode recusar ou manter o serviço. Se você não puder fazê-lo, você deve entrar em contato com o instituto.
Publicidade
Outra situação que pode fazer com que seu serviço seja suspenso é um alerta de fraude. Se for constatado que você agiu de má-fé, além de reter o dinheiro, sofrerá consequências.
Se você não sacar o benefício por 60 dias, esse também é um dos motivos pelo qual seu benefício é imediatamente suspenso. Informações desatualizadas também são um dos motivos pelos quais você não recebe mais o serviço. Para evitar que isso aconteça, fique atento e mantenha suas informações atualizadas.
Publicidade
O benefício também é suspenso para os liberados de um programa de reabilitação. Então, se você estava recebendo benefícios temporários e teve alta, agora é a hora de voltar ao trabalho. Isso porque o benefício é pago apenas para quem está impossibilitado de trabalhar.
Eu fiquei afastada um mês, pr motivo de uma cirurgia,entrei pelo INSS, mas eu voltei a trabalhar ,a perícia é setembro, por que eles estavam em greve e remacaram pra esse mês, vou ter direito a receber desse mês
se foi marcada depois da data do seu pagamento pode ser que receba, mas se agendou antes do dia do seu pagamento e receber alta, não ira receber.
Eu tenho uma perícia em setembro mas já voltei a trabalhar,só fiquei afastada um mês,fiz uma cirurgia em novembro a perícia ia ser em abril mas tava em greve e remarcaram.
Vou ter direito ao benefício desse mês que fiquei afastada
O último dia que fui ao trabalho antes da cirurgia foi 19/11/21 a cirurgia foi dia 20/11/21 e voltei no dia 05/01/22 esse período não recebi só no mês de fevereiro