A fabricante norte-americana de veículos elétricos Tesla (TSLA.O), abre uma nova abadisse na sexta-feira que suas vendas na China aumentaram 8,8%, atingindo um recorde de mais de 657.000 carros em 2024, um forte desempenho em um mercado competitivo em um ano em que suas entregas globais anuais caíram pela primeira vez.
As vendas da Tesla no maior mercado automotivo do mundo também aumentaram 12,8% em dezembro em relação ao mês anterior, atingindo um recorde de 83.000 unidades, de acordo com a Tesla China.
Publicidade
Em 2024, a Tesla entregou 36,7% de seus carros para clientes na China, seu segundo maior mercado, com base nos números de vendas.
No entanto, suas entregas globais caíram 1,1%, perdendo a previsão anterior do CEO Elon Musk de um ligeiro crescimento, com as exportações da China caindo 24%. Subsídios europeus reduzidos, uma mudança dos EUA para veículos híbridos de menor preço e uma competição global mais acirrada, especialmente da BYD (002594.SZ) da China, abre uma nova aba, foram um obstáculo às vendas.
Em dezembro, as vendas de veículos elétricos fabricados pela Tesla na China, incluindo exportações para a Europa e outros mercados, caíram 0,4% em relação ao ano anterior, para 93.766 unidades, de acordo com dados da China Passenger Car Association (CPCA) na sexta-feira, levando a Tesla ao primeiro declínio anual nas entregas de sua fábrica em Xangai.
As vendas anuais de veículos Model 3 e Model Y feitos na China, incluindo vendas domésticas e exportações da China, caíram 3,3%. As exportações da China caíram para cerca de 260.000 no ano passado, seu pior desempenho desde 2021, de acordo com cálculos da Reuters com base em números da Tesla e da CPCA.
Publicidade
Repostando Reuters