A princípio, o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entrará em vigor em junho. Muitos motoristas querem saber se precisam emitir o documento imediatamente ou se têm mais tempo para isso. Veja quais são as regras.
Publicidade
A decisão é do Conselho Nacional de Transportes (Contran). O novo documento pode ser emitido fisicamente, digitalmente ou em ambos os formatos. A escolha fica a critério de cada motorista.
Você também pode se interessar:
Publicidade
Novo RG: o que acontecerá com o documento antigo? Veja agora
Qual valor do seguro desemprego e quantas parcelas é possível receber?
Publicidade
Processo seletivo TRT: concursos são liberados em todos os órgãos; veja
Novo Modelo da CNH
A boa notícia para os motoristas é que o novo modelo CNH não precisa ser substituído imediatamente. Isso só acontece quando os motoristas precisam renovar sua carteira de motorista ou emitir uma duplicata. Isso significa que se o documento estiver dentro do prazo de validade, não precisa ser trocado pela nova CNH.
Publicidade
Já os novos motoristas já receberão o novo documento a partir de junho deste ano. Os novos documentos emitidos serão emitidos no novo modelo de CNH.
A prévia de como será o novo documento já foi divulgada pelo Contran. A CNH terá as cores da bandeira brasileira, ou seja, verde e amarelo. Além de mais informações do que o modelo atual.
Publicidade
A novidade também será uma tabela indicando os tipos de veículos que o motorista poderá dirigir. Outro detalhe é que a nova CNH indica se o motorista possui carteira de habilitação permanente ou provisória.
Além disso, o código QR também estará disponível nos novos modelos, como vem desde 2017. A decisão de manter o código reflete a segurança na conferência de informações. O código QR coleta dados como a foto do motorista.
Por fim, gostou do nosso artigo? para ficar atualizado acesse nosso porta diariamente.